O conhecimento poderoso em Geografia

 

Na quinta aula de Didática da Geografia foi desenvolvida uma discussão em torno do texto de Margaret Roberts (2017) sobre o conhecimento poderoso em Geografia.

Segundo a autora (Roberts, 2017), o conhecimento poderoso é o que se desenvolve através das disciplinas escolares, o que apenas em meio académico se pode adquirir e ao qual a maioria dos alunos não teria acesso se não fosse através da escola. Não é correto dizer que frequentar ou não a escola é a mesma coisa! Apenas num espaço de debate e reflexão como é a escola é que os alunos podem desenvolver aprendizagens e competências essenciais. A autora enumera cinco características que ao serem contempladas no ensino da geografia este se pode concretizar num conhecimento poderoso para os alunos.

A educação geográfica permite que os alunos liguem o conhecimento adquirido nas suas vivências quotidianas, e em diferentes meios e contextos, e o conhecimento que a geografia escolar lhes oferece através dos temas e conceitos previstos no currículo. Ambos os conhecimentos são igualmente poderosos e devem ser abordados em conjunto. Isto implica uma contextualização do conhecimento “espontâneo” dos alunos com o conhecimento científico com o apoio do professor. Será tanto maior a aprendizagem dos conceitos pelos alunos quanto mais estes se relacionarem com situações concretas da sua vida.

O conhecimento poderoso transforma a forma como os alunos veem o mundo e a Geografia é uma das disciplinas que melhor contribui para a construção de “imagens” do mundo em que vivemos, relacionando os fenómenos a diferentes escalas. A geografia escolar ajuda os alunos a pensarem globalmente para além do meio e dos espaços em que vivem, contribui para que estes abarquem a diversidade do mundo global em que vivemos, transpondo conceitos para outras realidades e vivências e interrelacionando os espaços e os lugares.

O conhecimento poderoso da geografia permite que os alunos ganhem consciência do impacto das suas decisões a diferentes escalas desde a sua casa, o seu bairro, cidade, país, até a uma escala global. Implica a aquisição e a transposição de valores de cidadania aplicados desde os seus espaços de vida até a uma cidadania global, logo cidadãos do mundo engajados nos problemas globais. As grandes questões do nosso tempo são temas de debate em geografia e desenvolvem nos alunos competências críticas e de cidadania ativa e participativa.

Os alunos desenvolvem as competências necessários para compreender a complexidade do mundo, uma vez que aprendem a interrogar, a analisar e a interpretar os fenómenos geográficos. Desta forma, desenvolvem uma compreensão aprofundada dos fenómenos, os que são trabalhados na escola e os que fazem parte da sua vida quotidiana, da sociedade em que estão inseridos e do mundo.

Por último, os alunos devem ser levados a participarem ativamente na sua aprendizagem, passando de meros recetores passivos de conhecimentos para atores e autores do seu próprio conhecimento. Para que a educação geográfica seja poderosa as práticas didáticas e pedagógicas devem ser poderosas! Um dos princípios da educação geográfica é o de capacitar os alunos a pensarem geograficamente e a desenvolverem um espírito crítico o que exige que estes façam parte ativa da construção do seu próprio conhecimento. Um aluno aprenderá mais e melhor se estiver envolvido no seu processo de aprendizagem o que pode ser alcançado através de metodologias ativas centradas no aluno.

A educação geográfica é tanto mais poderosa quanto mais valorizar o conhecimento quotidiano dos alunos e os conduzir a uma visão do mundo de diferentes perspetivas. Será poderosa se desenvolver nos alunos competências, em particular as competências críticas e criativas, que possam transpor para a sua vida quotidiana presente e futura. Porém, como bem refere Roberts (2017) isto só será possível através da aplicação de práticas didático-pedagógicas e de metodologias ativas centradas no aluno que promovam o envolvimento deste no seu processo de aprendizagem e na construção do seu conhecimento.

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